-
Arquitetos: Fabel Arkitektur
- Área: 85 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mikael Olsson
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Höghult faz parte de uma grande propriedade com várias edificações antigas no meio da paisagem sueca composta por antigas fazendas, grandes campos e vistas infinitas sobre a floresta verde. O terreno é íngreme e a construção está inserida bem no topo, com vista para a floresta e um lago adjacente. A casa é composta por dois volumes de dimensões iguais, uma parte feita com estrutura de madeira horizontal e fechada e uma parte, também em madeira, aberta. No volume fechado há sauna, ducha e quarto. No outro, há uma grande sala aberta e em ambos os lados há um pátio.
A missão era adicionar um volume à propriedade que fosse ao mesmo tempo contido e magnífico e que possibilitasse uma interação com a natureza circundante. Simplicidade e clareza foram palavras-chave ao longo de todo o processo. Ambas as partes da edificação são feitas inteiramente de madeira, com técnicas antigas que não usam pregos ou parafusos. O objetivo era que todos os acréscimos e materiais da casa que não fossem feitos de madeira fossem puros, honestos e fáceis de ser interpretados. O tadelakt, uma superfície impermeável de cal e gesso, no chuveiro e como proteção entre a lareira e a parede de madeira, cria um contraste com as toras.
A casa é construída com técnicas tradicionais que são interpretadas de uma nova maneira. Pode parecer simples, mas é surpreendentemente avançada nos detalhes, o vidro na estrutura de madeira, por exemplo, é montado de uma maneira completamente nova criada em conjunto com o carpinteiro. A construção não pode ser feita por qualquer mão-de-obra, ela requer muita experiência e conhecimentos especiais mas ao mesmo tempo é muito simples e de fácil manutenção. Se partes da madeira forem danificadas ao longo do tempo é muito fácil trocá-las por uma peça semelhante. Ou, por que não mudar a edificação inteira em duzentos anos?